Hoje compartilho as inquietações dos últimos dias. Não tenho respostas e nem a intenção de reduzi-las dessa forma.
Sigo em devaneios internos, borboleteando por aí.
Como a nossa perspectiva influencia a nossa percepção do mundo? Como a nossa projeção subjetiva interfere nas nossas decisões? Por que ser consciente dessa projeção? É possível se libertar?
Percebo que a perspectiva é como um filtro que molda a forma como enxergamos o mundo e a projeção pode ser entendida de diferentes formas: um processo de atribuir significados e interpretações pessoais no mundo, um mecanismo de defesa, um obstáculo para a compreensão da realidade…
Já pensou sobre isso hoje?
As movimentações foram fomentadas pelo seguinte texto...
“O mundo não é objetivamente alegre nem triste para produzir um sentimento correspondente em nós. Pelo contrário. Os sentimentos se originam da projeção da experiência subjetiva da nossa mente no mundo. O mundo não é inerentemente alegre nem triste; ele apenas é.
Talvez possamos entender melhor essa ideia a partir de uma conversa que tive com uma querida amiga. Há pouco tempo, ela supervisionou a construção de um salão de meditação em seu templo. Depois de me contar, entre outras coisas, sobre a dificuldade para conseguir as autorizações necessárias e encontrar o profissional mais adequado para a obra, ela descreveu o processo de construção da seguinte forma:
‘Quando chegou a hora de escolher as telhas, eu via telhas em todo lugar que ia. Reparava no material de que eram feitas, na espessura, no formato. E então, quando foi a vez do piso, tudo que eu enxergava eram tipos de piso. Eu naturalmente prestava atenção na cor, no tipo de madeira, no padrão e na durabilidade dos pisos que via por aí. E de repente me dei conta: quando olhamos para o mundo exterior, estamos enxergando apenas a pequena parte dele que nos interessa. O mundo que vemos não é o Universo inteiro, mas uma parte limitada com a qual a mente se importa. No entanto, para a nossa mente, essa pequena parte do mundo é o Universo inteiro’.
Seja um objeto, um pensamento ou um sentimento, se emergiu do vazio, logo vai mudar de forma e se recolher de volta ao vazio. Buscadores da Verdade eterna devem olhar para além de sua natureza impermanente e tomar consciência “daquele” que percebe a impermanência.” Haemin Sunim
✨
Que tenhamos sabedoria para enxergar além das nossas perspectivas e projeções.
Uma linda quarta-feira para todෆs nós!
❤
MÚSICA ⋆ O MUNDO É UM MOINHO ⋆ Ouvir no Spotify
Que lindo querida
Que possamos enxergar alem 🧚♂️🌈
Amém ✨🤍